Dicas para a contratação de profissionais da construção civil

30/06/2017


A construção ou a reforma de um espaço requer grande responsabilidade e dedicação dos proprietários. Já comentamos anteriormente aqui no blog que desde o planejamento da obra são necessários uma série de cuidados, como a organização de um orçamento financeiro e a definição de fornecedores de materiais, o que pode resultar em bons descontos. Hoje, compartilharemos algumas dicas sobre a contratação de profissionais da construção civil.

O primeiro cuidado que você deve ter é ser claro entre as obrigações e direitos dos contratados e registrar os acertos em contrato. A posse desse documento poderá poupá-lo de desgastes profissionais no futuro. Nem todo arquiteto e engenheiro acompanha o andamento da obra. A exigência para que o arquiteto ou engenheiro faça o acompanhamento já deve constar no contrato feito para a elaboração do projeto. Mesmo sem a exigência, o profissional que assina é responsável pelo resultado final, dessa forma, ele fará o acompanhamento, mas de acordo com a disponibilidade dele. Veja outras dicas sobre cuidados na hora de contratar profissionais da construção civil a seguir:

1) Verificar referência de serviços anteriores.

Analisar seu histórico, visitar o maior número possível de obras realizadas nos últimos três anos e pedir referências. Pesquisar o nome do profissional na internet ou verificar sua situação junto ao CREA (se arquiteto, engenheiro ou técnico) também são atitudes que ajudam a compor o histórico do profissional. A mão de obra deve ser contratada e gerenciada pelo profissional responsável (quando houver).

2) Fazer um contrato.

O padrão do contrato para arquitetos, técnicos e pedreiros é o mesmo, a mudança está na descrição do serviço. O contrato deve possuir cláusulas de responsabilidades definidas e é importante adicionar ainda uma cláusula sobre a garantia do serviço e de produtos, prevista nos Código Civil e Código do Direito do Consumidor.

3) Não pagar adiantado.

O ideal é ter um valor fixo mensal ou estabelecer em contrato uma porcentagem sobre o gasto total da obra por mês. Devido aos imprevistos ao longo da contrado, não se recomenda contrato a preço fechado por toda a execução, nem um preço por metro quadrado. Infelizmente, quando se trabalha com profissionais sem referência, contratados na pressa, não há garantia de que o serviço será executado e, por segurança, o ideal é não pagar adiantado. Uma solução é pagar por etapas concluídas, exigindo o recibo de pagamento.

Realizar o sonho de ter seu espaço do seu jeito demanda muito esforço e, por isso, a Cerbras compartilha dicas e conteúdos para ajudá-lo nesse momento especial! Continue acompanhando nossas redes para mais dicas @Cerbras no Twitter e Facebook.com/Cerbras.

Imagem: Imobiliária Unidade

Fontes: Dicas do Freitas e Casa Abril





©2014. Container Segurança