Shopping Paulistano tem teto verde com horta orgânica
Todos os dias, cerca de 20 mil pessoas passam pela praça de alimentação do shopping Eldorado, em São Paulo. Em vez de seguir para aterros sanitários, os quase 800 quilos de restos de comida deixados nos pratos são separados por funcionários e levados para compostagem em uma usina de tratamento no próprio prédio.
Enzimas especiais retiram o odor e a umidade dos alimentos e transformam essa matéria orgânica em adubo, utilizado para cultivar hortaliças, legumes e verduras em uma área de 5 mil m² no telhado do shopping. Toda a operação, da separação ao cultivo, é realizada por funcionários do empreendimento. “Com este projeto, conseguimos dar um destino ecologicamente correto a 30% do lixo produzido pelo shopping. Nossa intenção é chegar a 95% de reaproveitamento em até dois anos”, conta Ricardo Gonçalves Omar, gerente de operações do shopping Eldorado.
Sustentabilidade é a palavra de ordem da horta, em funcionamento desde 2012: os pés de berinjela, alface, pimenta, cebolinha, couve-flor, abobrinha, repolho, pimentão, salsinha, hortelã e capim-cidreira são plantados em caixas plásticas e baldes reciclados e o sistema de irrigação utiliza água de reuso para as regas. Os alimentos provenientes da horta – todos livres de agrotóxicos – são distribuídos aos funcionários do shopping. Para ter uma ideia da dimensão do projeto, a última colheita rendeu 3 mil pés de alface, 300 kg de berinjela, 100 kg de pimentão, 200 kg de abobrinha e 5 kg de pimenta.
O shopping organiza visitas semanais, sempre às terças-feiras, para quem deseja conhecer o local. Entre em contato no telefone (11) 2197-7815 ou no emailsac.eldorado@shoppingeldorado.com.br
Tiago Rafael